Satisfação dos colaboradores: use a tecnologia em favor da imagem da sua empresa

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Empresas não são apenas entidades que desenvolvem uma atividade comercial, seus prédios e equipamentos, elas são compostas por pessoas. Por isso a importância da satisfação dos colaboradores.

Unir um grande grupo em torno de um propósito, obviamente, não é apenas questão de consciência e desejo. Implica em muitos detalhes, mas, sem dúvida, depende de um bom ambiente de trabalho.

Não é de hoje que os gestores se preocupam com o clima organizacional, mas nunca tivemos tanta tecnologia contribuindo para esse objetivo como hoje. Conhecer em detalhes sobre essa possibilidade pode fazer grande diferença no engajamento do time, garantindo a competitividade exigida na atualidade.

Por isso, escrevemos essa publicação para você. Se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! 

Você mede a satisfação dos colaboradores?

Avaliar a satisfação do cliente é uma prática comum, mas, no que se refere à satisfação dos colaboradores, o mesmo procedimento não costuma ser adotado como poderia.

Satisfazer o colaborador também precisa partir das expectativas dele. Isso inclui uma análise do seu índice de satisfação e da imagem que possui da empresa. 

A partir disso, essas informações podem ser usadas como uma ferramenta estratégica para alinhar as preferências dos colaboradores e os objetivos da empresa.

Como a tecnologia pode ajudar?

A tendência no mercado atual é trabalhar a previsão de carreira. Ou seja, usando de informações sobre a experiência de trabalho vivida pelos colaboradores, visualizar o futuro do profissional na organização.

Resumindo: onde está e onde pode chegar com o estímulo e o planejamento certos.

Isso é possível com o armazenamento e cruzamento de informações como:

  • monitoramento de desempenho;
  • detalhes sobre o perfil dos colaboradores;
  • índice e motivos de rotatividade;
  • índice de satisfação;
  • reputação da empresa; 
  • e várias outras informações sobre a qualidade da relação de trabalho.

Nos dias de hoje, quando consideramos dados e informações, estamos falando de tecnologia, concorda?

Os registros informatizados e o tratamento dos dados com o uso desses recursos abrem horizontes impensáveis sem o uso dessas ferramentas. Seja para entender o novo perfil do consumidor, seja para compreender os desejos do colaborador.

Quais os ganhos do uso de tecnologia nesse contexto?

Dentre os vários ganhos possíveis, a diminuição da rotatividade é um dos mais importantes.

Primeiro porque tem impacto na retenção de talentos, o que traz consequências de economia dos custos de contratação, garante profissionais mais capacitados e, como consequência, afeta positivamente a competitividade do negócio.

As informações disponibilizadas também permitem acertar mais na contratação, uma vez que ajudam a definir o perfil ideal de colaborador.

Além disso, uma das consequências da maior satisfação é o aumento da produtividade, o que diminui custos e também aumenta a competitividade — assim como a procura por vagas.

Para concluir, conquistar a satisfação dos colaboradores favorece a união em torno de um propósito comum, o comprometimento e o engajamento da equipe.

As empresas que pretendem ser competitivas no cenário futuro, inevitavelmente, serão aquelas capazes de se destacar na construção de um bom clima organizacional.

Afinal, cada vez mais, o engajamento com o cliente só pode ser conquistado por uma equipe satisfeita.

Quer fazer parte do grupo de empresas mobilizadas para atingir esse patamar de excelência? Assine nossa newsletter e se aprofunde ainda mais no tema.

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!