Por que medir a satisfação do colaborador?

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A satisfação do colaborador é essencial para o crescimento e a longevidade de um negócio, pois é muito mais fácil atingir os objetivos e as metas desejadas quando os profissionais estão realmente satisfeitos na empresa. No entanto, muitas vezes, esse assunto é negligenciado.

Para fazer esse monitoramento, são necessárias algumas práticas como a análise de métricas e indicadores-chave de desempenho (os famosos KPIs – Key Performance Indicators). Portanto, é importante contar com profissionais especializados para realizar essa tarefa.

Neste post, você vai entender algumas razões para medir a satisfação do colaborador e de que maneira isso pode contribuir para o sucesso de uma empresa. Confira!

Aumentar a produtividade no expediente

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft com 38 mil profissionais, cerca de 17 horas semanais no trabalho são improdutivas. Esse número ainda é animador se comparado ao estudo de uma empresa de softwares dos EUA chamada Workfront: apenas 39% do expediente é produtivo, conforme as respostas de 600 entrevistados.

A verdade é que a insatisfação da equipe torna o trabalho muito mais difícil e enfadonho, resultando na improdutividade. Muitas tarefas precisam ser refeitas devido à falta de atenção, gerando desperdício de materiais e consequentes perdas financeiras para a empresa.

Uma boa pesquisa de satisfação contribui para identificar “gargalos” que afetam a motivação e a produtividade dos profissionais, oferecendo uma visão mais sistêmica para o gestor agir e eliminar fraquezas, bem como potencializar os pontos fortes.

Atrair e reter talentos

A missão de muitas empresas tem sido atrair novos talentos e retê-los em longo prazo. Porém, não é uma tarefa fácil. Segundo um relatório do ManpowerGroup, o Brasil está entre os cinco piores países para contratar mão de obra qualificada.

O descontentamento com a empresa, com o líder ou até mesmo com sua própria atividade, motiva muitos funcionários a buscarem outro lugar para trabalhar, aumentando o índice de turnover e levando a equipe de RH a iniciar novos processos de recrutamento e seleção.

Por outro lado, profissionais satisfeitos tornam-se “embaixadores” da organização e propagam seus valores para amigos e familiares, contribuindo para a construção de uma marca empregadora e para atrair novos talentos, fazendo da firma um imã de pessoas acima da média.

Melhorar a satisfação dos clientes finais

Outro ponto que deve ser considerado é o atendimento aos clientes, pois são eles que mantêm um empreendimento no mercado. Um levantamento feito pela Accenture revelou que, somente em 2015, 85% dos clientes migraram para a concorrência por conta do mau atendimento, causando um prejuízo de US$217 bilhões às companhias nacionais.

Para garantir um melhor atendimento aos clientes finais, é necessário cuidar, primeiramente, dos funcionários. Todos os profissionais que têm contato direto com os clientes precisam estar felizes e motivados para oferecer a melhor experiência de compra.

Esses são os principais motivos para medir a satisfação do colaborador. Os pontos que mencionamos aqui contribuem para que uma empresa se diferencie da concorrência e seja um ambiente mais agradável para trabalhar, aumentando as chances de sucesso no mercado.

E então, sua equipe já faz essas pesquisas? Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!

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