Pesquisas para Recursos Humanos: como contratar a plataforma certa?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Você procura a melhor plataforma de recursos humanos para realizar suas pesquisas de mercado, sobre o clima organizacional e afins?

Nesse caso, provavelmente, você deve ter com algumas dúvidas bastante comuns: como escolher a solução mais adequada? Que critérios adotar? O que torna uma empresa confiável? 

Para te ajudar, listamos 4 critérios indispensáveis que devem ser observados ao se tomar essa importante decisão! Continue a leitura e confira! 

1. Organize seus objetivos e suas expectativas

Ao procurar uma plataforma de recursos humanos, você deve estar mais próximo de um crítico de cinema do que de um espectador. O crítico avalia o filme a partir de parâmetros bem definidos, alinhando suas expectativas às questões técnicas. 

Já o espectador é pura sensação e subjetividade, uma vez que ele não avalia por meio de regras preestabelecidas, mas por mera questão de gosto. Por isso, é recomendável que você mapeie as necessidades e os processos do RH, a fim de obter critérios para a aquisição do serviço. 

A partir daí, você vai ter condições de organizar uma lista de objetivos e expectativas da empresa, que não podem ser esquecidos na hora da contratação.

2. Consulte a credibilidade da plataforma

Escolher uma plataforma de recursos humanos com uma boa reputação é fundamental para minimizar riscos e garantir a integridade de informações sigilosas.

Essa credibilidade é validada por meio de certos itens, como:

  • lista de clientes da plataforma;
  • histórico de atuação da empresa;
  • tempo de mercado;
  • currículo dos profissionais que estão associados a ela. 

Por isso, ao procurar uma solução, é recomendável que você pesquise e compare as atividades realizadas pelas diversas plataformas disponíveis no mercado.

3. Foque na gestão da informação

Sem a possibilidade de relacionamento e associação, os dados de uma pesquisa são só um amontoado desconexo. Eles não produzem um conhecimento capaz de facilitar e fundamentar a tomada de decisões. Logo, a gestão da informação é o elemento determinante para que o serviço melhore, de fato, as atividades dos recursos humanos.

Por isso, antes de contratar um produto, considere a metodologia da plataforma de recursos humanos. É preciso saber como ela faz aquilo que promete fazer. Procure entender como a empresa coleta informações, que tipo de análises são realizadas, de que maneira os resultados são expostos para o cliente, entre outros pontos que você considerar necessários.

Assim você terá uma noção mais exata do quanto essas pesquisas podem auxiliar a tomada de decisões no RH da sua empresa.

4. Busque uma plataforma ágil

O recrutamento de colaboradores, a melhoria do clima organizacional, a oferta de treinamento e praticamente todas as demais questões de RH exigem soluções rápidas. Assim, a plataforma escolhida precisa acompanhar esse ritmo ou a empresa sofrerá os prejuízos por identificar situações problemáticas com atraso.

Sem dúvidas, o uso da tecnologia se torna fundamental. O serviço ideal é aquele que trabalha com os recursos de informática, coletando, analisando e gerando relatórios em pouco tempo. Portanto, ao escolher uma plataforma de recursos humanos, considere sua velocidade e integração com as novas tecnologias, além dos demais critérios apresentados.

Quer saber mais sobre a gestão de recursos humanos? Então assine nossa newsletter e receba o conteúdo do blog em primeira mão!

Nossos clientes

Galeria do Flickr

+ Fotos

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!