O checklist completo para pesquisa de Clima Organizacional

Written by admin.enquet on . Posted in blog

As empresas que realizam anualmente uma pesquisa de clima organizacional possuem maiores chances de alavancar suas vantagens no mercado de trabalho. Todavia, antes de realizar uma pesquisa, é necessário elaborar um checklist.

O intuito é avaliar as condições da entidade e dos colaboradores envolvidos no processo para que seja possível tomar ações a partir do feedback a ser gerado.

Este post vai explicitar as questões a serem pensadas no checklist. Ficou curioso? Então siga a leitura e confira!

Os gestores conseguirão lidar com os resultados? 

Há diversos casos de empresas que realizam a pesquisa de clima organizacional e, ao se depararem com os resultados, notam que o problema está na liderança, por exemplo.

Nessa situação, é muito comum as pessoas que exercem tais cargos começarem a ignorar os resultados da pesquisa para não se colocarem numa posição desagradável, deixando de assumir os próprios erros.

Por isso, esse questionamento parece simples, porém é muito necessário. Afinal, será que, caso o resultado seja ruim, os gestores estão preparados para recebê-lo, sem entrar em processo de negação?

Portanto, é preciso alinhar bem esse ponto, a fim de os líderes terem um real compromisso em promover a melhoria do clima organizacional. É necessário, para isso, sair da zona de conforto e ser capaz de trabalhar com o feedback de maneira ativa.

Dessa forma, é possível reverter a situação. Até porque, quando os colaboradores percebem que todo o processo de pesquisa foi em vão, deixam de acreditar na entidade e isso pode interferir na motivação.

Será possível transformar os dados em ações efetivas?

Antes de realizar uma pesquisa de clima é imprescindível prever os feedbacks e pensar se a empresa será capaz de realizar as possíveis melhorias que serão solicitadas.

Deve ser analisada a situação financeira da organização e, além disso, fazer perguntas sobre o que realmente se está disposto a mudar.

Por exemplo, se não é intuito da empresa realizar alterações nas políticas de benefícios, é inútil fazer questionamentos sobre como o colaborador se sente em relação a esse aspecto.

A pesquisa de clima organizacional será contínua? 

Se a empresa não possui uma rotina de pesquisas de clima, é necessário elaborar uma. Essa pesquisa deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano.

Isso é necessário para ver se o plano de ação tomado para trazer melhorias à empresa gerou resultados positivos. Não repetir esse processo fará com que ele seja inútil, pois fica inviável perceber o sucesso ou o fracasso das ações tomadas.

Existe capacidade operacional para gerar as mudanças? 

A organização só deve realizar pesquisa de clima caso os setores de Recursos Humanos e gestão tenham capacidade e tempo para conseguir gerar as mudanças. Caso contrário, os resultados vão gerar apenas expectativas.

Afinal, além de sobrecarregar essas equipes, não será possível tomar medidas eficazes para lidar com as questões apontadas por falta de um planejamento realista do ponto de vista da execução.

Como vimos, realizar um checklist antes de elaborar uma pesquisa de clima organizacional é um grande passo para as empresas, possibilitando a criação de uma investigação adequada às condições do negócio.

Seguindo esse checklist, ficará muito mais fácil obter resultados positivos por meio da pesquisa de clima organizacional. Quer saber mais sobre como ter um processo eficiente nesse sentido? Entre em contato conosco!

Leave a comment

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!