Novos Desafios

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Tantas tragédias, tantos desafios … me peguei analisando o carnaval no Brasil, de uma maneira diferente de foliã, e como isso poderia contribuir para o mercado das pequenas e médias empresas, em especial. Afinal, penso que as escolas de samba são também empresas e nenhuma empresa de sucesso trabalha no improviso. Escolas de samba são um ótimo exemplo de como diferentes habilidades apresentam um produto final que encanta.

Mas, pergunto quais os critérios utilizados pelas escolas de samba para avaliação de lideranças, resultados financeiros, gestão de pessoas? E os processos para chegar ao objetivo final, ser campeã, são improvisados ou conhecidos por todos os envolvidos? E a equipe, mesmo com muitos voluntários, como é organizada? As atribuições de cada um são claras? Quando entram na avenida, o principal é evoluir com alegria? Como lidam com as dificuldades?

Esses questionamentos me levaram a refletir sobre a “passarela do samba do mercado”, o movimento desse projeto, dessa harmonia entre as diferentes expertises profissionais que tenho observado ser crescente no mercado.

Atualmente, de maneira especial, as médias e pequenas empresas estão mais enxutas, mais abertas a parcerias, à troca de informações, sem medo de errar e celebrando acertos. Os frutos desses grupos, ouso dizer, dessas diferentes “alas”, mostram belos projetos e produtos que surpreendem e enchem os olhos dos investidores e consumidores, ávidos por novidades na “avenida”. Fica claro, pelo menos para mim, que esse modelo de negócio entre profissionais, empreendedores, com diferentes habilidades, veio pra trazer mais fôlego ao mercado.

Minha proposta com esse artigo é mostrar que se há dificuldade para as pequenas e médias empresas, em empreender, se o pessimismo tem batido à porta, aproveitem o momento do carnaval, a forma como as escolas se organizam, as alas, as alegorias, as diferenças que se somam e fazem a alegria e como é possível chegar a um produto que encanta, para avaliar se esse pode ser um bom caminho para conquistar vitórias.

Leave a comment

Nossos clientes

Galeria do Flickr

+ Fotos

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!