Netnografia: O comportamento nas redes sociais
Como especialista e acadêmica em pesquisa e gestão da informação, é impossível deixar de estar atento a novas tecnologias que permitam conhecer mais profundamente o consumidor e o cidadão.
Busquei informações em fontes diferentes para saber como poderia trabalhar melhor o comportamento nas redes sociais e foi com esse olhar que me atentei para a Netnografia ou Etnografia virtual, como é citada por alguns autores e acadêmicos.

Netnografia: Além do monitoramento das redes sociais
Quando o pesquisador vivencia o dia a dia de uma comunidade por um período de tempo, observando, conversando, consegue perceber detalhes importantes do mundo real que ajudam na análise para o mercado ou para o social. Essa é a rotina de muito de nós profissionais de pesquisa e informação.
Atualmente o universo das redes sociais não somente amplia como se modifica muito rápido sendo um prato cheio para qualquer pesquisador, social ou de mercado, analisar. E aí entra a Netnografia, uma ferramenta que permite observar as comunidades virtuais, compartilhando e analisando as preocupações, emoções, impulsos, julgamentos das pessoas que a cada dia dão atenção especial à informação rápida, muitas vezes superficial ou sem conteúdo científico.
Qual a diferença desse mundo virtual para o mundo real? Qual a influência das redes sociais no comportamento do consumidor, do eleitor, dos jovens, da família? Até que ponto o que acontece nas redes sociais pode provocar uma crise de imagem?
A Enquet atenta a essa necessidade, busca trabalhar com a Netnografia, junto a outras metodologias, para oferecer a seus clientes análises cada vez mais amplas e profundas que vão auxiliá-los na tomada de decisão.