Netnografia: O comportamento nas redes sociais

Written by Artur Mendes on . Posted in blog

Como especialista e acadêmica em pesquisa e gestão da informação, é impossível deixar de estar atento a novas tecnologias que permitam conhecer mais profundamente o consumidor e o cidadão.

Busquei informações em fontes diferentes para saber como poderia trabalhar melhor o comportamento nas redes sociais e foi com esse olhar que me atentei para a Netnografia ou Etnografia virtual, como é citada por alguns autores e acadêmicos.

netnografia

Netnografia: Além do monitoramento das redes sociais

Quando o pesquisador vivencia o dia a dia de uma comunidade por um período de tempo, observando, conversando, consegue perceber detalhes importantes do mundo real que ajudam na análise para o mercado ou para o social. Essa é a rotina de muito de nós profissionais de pesquisa e informação.

Atualmente o universo das redes sociais não somente amplia como se modifica muito rápido sendo um prato cheio para qualquer pesquisador, social ou de mercado, analisar.  E aí entra a Netnografia, uma ferramenta que permite observar as comunidades virtuais, compartilhando e analisando as preocupações, emoções, impulsos, julgamentos  das pessoas que a cada dia dão atenção especial à informação rápida, muitas vezes superficial ou sem conteúdo científico.

Qual a diferença desse mundo virtual para o mundo real? Qual a influência das redes sociais no comportamento do consumidor, do eleitor, dos jovens, da família? Até que ponto o que acontece nas redes sociais pode provocar uma crise de imagem?

A Enquet atenta a essa necessidade, busca trabalhar com a Netnografia, junto a outras metodologias, para oferecer a seus clientes análises cada vez mais amplas e profundas que vão auxiliá-los na tomada de decisão.

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!