Liderança em RH: 5 dicas para ter uma equipe que gera resultados

Written by admin.enquet on . Posted in blog

É indispensável saber como construir uma equipe que entrega resultados, pois assim toda a empresa é beneficiada, tornando-se mais prospera e sólida no mercado. Para isso, é preciso de uma boa liderança em RH, ou melhor, saber conduzir todos os talentos adequadamente.

Pensando em tudo isso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos compartilhar algumas dicas de liderança em RH. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Estabeleça um objetivo claro

Se a equipe não sabe exatamente onde deve chegar, como empregará seus esforços de forma estratégica? É importante estabelecer um objetivo claro, um alvo que seja realista e desafiador ao mesmo tempo. Para tanto, é cada vez mais comum o uso de OKRs.

Uma OKR consiste na definição de um objetivo principal e seu posterior desmembramento em resultados menores, chamados de resultados-chave. O acrônimo vem do inglês Objectives and Key Results. No Brasil, essa ferramenta é aplicada por empresas como a OLX e Nubank.

2. Invista na liderança pelo exemplo

O líder de equipe tem um grande papel: ele é o responsável por inspirar o time, apontar o caminho certo e garantir que os resultados desejados sejam alcançados. Para tanto, deve atuar como um exemplo, esquecer a frase “faça o que eu falo, mas não o que eu faço”.

Um verdadeiro líder abraça os valores da companhia e compromete-se pessoalmente com os resultados. Compartilhe essa ideia com toda a liderança, estimulando-a a agir como exemplo.

3. Mensure e compartilhe os resultados

É importante acompanhar os indicadores-chave de desempenho da equipe, avaliando se estão de acordo com o desejado ou ainda precisam ser “lapidados”. Esses indicadores podem estar ligados a satisfação dos clientes finais, nível de produtividade, absenteísmo etc.

Além disso, atualmente, muitas companhias já atuam com um modelo de gestão à vista. Nesse caso, os principais indicadores são expostos em painéis acessíveis à equipe. Assim, todos entendem os atuais resultados e podem se empenhar para melhorá-los continuamente.

4. Crie uma cultura de alta produtividade

A cultura de uma empresa representa o seu DNA, o conjunto dos valores e crenças que são “abraçados” internamente e servem de referência para os profissionais. Ao estabelecer uma cultura de alta produtividade, significa dizer que isso é o mais importante.

Para tal fim, trabalhe com times enxutos, defina metas ambiciosas, prazos curtos para a entrega das tarefas e gere feedbacks contínuos. Tão importante quanto tudo isso é criar um senso de meritocracia, onde cada profissional será recompensado (em termos de carreira e salário) de acordo com os resultados entregues para a empresa.

5. Melhore o diálogo interno

Para manter a equipe alinhada é importante investir na comunicação interna, criando novos canais de diálogo que possam ser utilizados. Ao fazer isso, é possível mitigar o número de erros, conflitos interpessoais e até garantir um melhor clima de trabalho.

Para tanto, faça um diagnóstico dos atuais canais de comunicação, avaliando se estão funcionando como deveriam. Caso não estejam, é hora de implementar novos canais. Dentre os principais, é possível destacar: aplicativos mobile, murais de recado e intranet.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Então estabeleça objetivos claros, invista na liderança pelo exemplo, mensure os resultados, crie uma cultura de produtividade e melhore a comunicação dentro da empresa. No final, terá uma equipe de alto desempenho.

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