Gestor de Recursos Humanos: você tem perfil analítico?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Desenvolver um perfil analítico é muito importante para o gestor de recursos humanos. Isso lhe dará um status de profissional orientado para resultados. Dessa forma, torna-se possível ampliar os retornos e fazer com que a empresa torne-se mais competitiva no mercado de trabalho.

Além disso, ter essa característica faz com que o gestor esteja sempre atualizado e capacitado a criar ideias inovadoras, com menos subjetividade e mais estudo do que tem a maior probabilidade de funcionar. Este artigo vai apresentar as principais características de um perfil profissional analítico e dicas para desenvolvê-las. Ficou interessado? Então, siga a leitura e confira!

Mais dados e menos intuição

Recorrer ao empirismo, às vezes, é saudável e garante o espírito criativo do negócio. Porém, é indispensável dar maior atenção a dados concretos, pois eles são capazes de fornecer soluções mais precisas e menos intuitivas. Quando usamos o senso comum de forma exagerada, corremos o risco de cometer erros e ter atitudes que não estão adequadas ao que é demanda do mercado no momento.

Para ser capaz de desenvolver tal habilidade, é preciso sempre realizar pesquisas mais profundas quando for tomar uma decisão, mesmo que já tenha uma opinião formada. Muitas vezes, ao parar para consultar novos métodos, podemos nos deparar com táticas até mais simples e menos subjetivas para solucionar as questões.

Atenção aos detalhes e visão sistêmica

Os equívocos mais recorrentes cometidos pelo gestor de recursos humanos são motivados pela falta de atenção aos detalhes. É imprescindível conhecer os processos e realizar um check list das principais características de cada setor para ter certeza de que todas as ideias foram consideradas e refletidas.

Além disso, ter uma visão sistêmica da corporação o ajuda na tomada de decisões e na elaboração de um perfil analítico. É muito mais simples resolver e compreender questões quando temos conhecimento de sua fonte, não é mesmo? Por isso, busque visitar todas as esferas da empresa, conhecer os perfis que se encaixam em cada atividade e entender como se desenrolam as etapas de cada tarefa exercida.

Fazer perguntas e coletar dados

Quando o gestor de recursos humanos adota uma postura de consulta, ele cresce e auxilia o crescimento de todos em sua volta. A ideia de que “em time que está ganhando não se mexe” já caiu por terra há tempos: sabemos que, para manter a qualidade dos processos, é indispensável estar atento às novidades.

Em decorrência disso, o gestor deve coletar dados frequentemente para verificar o que deve ser aprimorado e o que deve ser mantido. Ao realizar questionamentos e criar uma rotina analítica, torna-se mais fácil prevenir possíveis problemas. Ser capaz de antecipar os problemas e eliminar suas fontes prováveis é uma característica primordial para o sucesso.

Raciocínio lógico

É indispensável ao desenvolvimento da liderança em RH a adoção de um raciocínio lógico. No momento de fazer negócios, a emoção deve ser deixada um pouco de lado e a racionalidade deve ser utilizada para evitar atos impulsivos, que podem ser nocivos ao desenrolar dos processos. 

Como pudemos notar, o gestor de recursos humanos deve investir bastante em seu conhecimento e buscar ter um modo de ação racional e direcionado a resultados para apresentar um perfil analítico. Todavia, é importante ressaltar que é primordial estabelecer um ponto de equilíbrio. Ou seja, ter em mente que não é apenas com dados que estamos lidando, mas também com pessoas. Por isso, a empatia é fundamental para que as ações estratégicas sejam frutíferas e agradáveis a todos.

E então? Gostou do nosso artigo? Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de novidades!

Leave a comment

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!