Gestão de recursos humanos: 4 dicas práticas para o sucesso

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Realizar a gerência de pessoas para conquistar objetivos comuns é uma das tarefas mais complexas do negócio, pois exige habilidades específicas para recrutar, desenvolver, manter e engajar as pessoas. Por isso, a gestão de recursos humanos deve ser feita com completa atenção nos detalhes, para que não haja falta de envolvimento dos colaboradores.

Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas práticas para que seja possível chegar ao sucesso. Ficou interessado? Então siga a leitura deste post e confira!

1. Invista nos processos de recrutamento

Muitas vezes, os e-mails corporativos são bombardeados por currículos e fica inviável realizar uma análise de dados completa. Dessa forma, além da perda de tempo em separar o material, existe o risco de um grande talento ser ignorado em decorrência da falta de objetividade nessa etapa de triagem.

Para que esse problema não ocorra, é ideal que a empresa tenha um perfil em alguma plataforma de recrutamento (por exemplo, o LinkedIn). Essas ferramentas são capazes de relacionar o perfil esperado pela organização com as informações fornecidas pelos aspirantes à vaga. Com isso, é possível ser mais preciso ao escolher um indivíduo para participar da etapa de seleção, que torna-se menos demorada.

Os benefícios gerados por esse método são a queda na rotatividade e a melhor adaptação do colaborador que inicia sua jornada na organização. Consequentemente, se faz uma melhoria no clima organizacional, já que a probabilidade de o profissional ser o ideal para o cargo é muito maior.

2. Realize avaliações de desempenho

Para desenvolver seus colaboradores e ser capaz de obter sempre sua melhor parte, é indispensável a realização de avaliações de desempenho. Quando a gestão de recursos humanos é estratégica, a preocupação com a evolução do profissional está em primeiro lugar.

Por meio da avaliação de desempenho, é possível verificar quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria da sua equipe e, a partir dessas informações, criar soluções estratégicas para auxiliar esses talentos. É importante fazer uma análise precisa e verificar se há a necessidade de remanejamento, aplicação de feedback e novos treinamentos. Além disso, deve-se pensar em bonificações para os profissionais que estão tendo resultados satisfatórios.

3. Elabore um plano de carreira

Na contemporaneidade, a retenção de um colaborador não se faz somente por meio de um bom salário e alguns benefícios. Os novos profissionais têm a grande necessidade de se sentir valorizados e de crescer em seus cargos. Por isso, é indispensável que seja realizado um plano de carreira e que fique bem claro aos funcionários quais são as formas de crescer na organização.

Tenha compromisso com a ética e mostre ao seu pessoal que todos têm oportunidades iguais e que, de acordo com seu comprometimento e resultado, serão capazes de alavancar seus nomes dentro do negócio. Com isso, é possível transmitir confiança e criar um sentimento de pertencimento entre colaborador e empresa.

4. Mantenha seus colaboradores engajados

Fazer com que o profissional sinta-se motivado não é uma tarefa fácil. Contudo, existem formas simples de conquistar a confiança e a parceria de seu colaborador. Primeiro, é necessário saber ouvir e compreender as questões geradas por eles. Depois, é importante oferecer bonificações a cada vez que um membro ou uma equipe inteira se destaquem.

É primordial que os líderes sejam imparciais no modo de tratar os indivíduos de sua equipe. Atente para elogiar em público e corrigir em particular, pois expor os erros de uma pessoa ao grupo pode fazer com que mágoas sejam criadas. Crie laços com seus companheiros de trabalho, seja gentil e esteja disponível ao auxílio. Dessa forma, é possível aumentar a satisfação do profissional e torná-lo fiel à corporação.

Como vimos, agir com empatia e ser ponte para o sucesso de seus colaboradores é uma forma muito inteligente de otimizar os processos de gestão de recursos humanos e garantir a excelência da organização. Elabore estratégias sábias, que visem o contentamento de todos, e dessa forma você receberá aumento na produtividade, melhoria do clima e expansão dos resultados.

E então, gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter no menu abaixo e fique por dentro de novos conteúdos!

 

Leave a comment

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!