Entenda como fazer uma pesquisa de clima organizacional

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Os últimos anos têm sido palco de importantes e profundas alterações em todos os setores da sociedade. Grandes mudanças foram provocadas e vivemos uma revolução no campo administrativo e das comunicações. Trata-se da Aldeia Global, anunciada pelo teórico Marshall McLuhan, e que gera forte impacto na formação de culturas organizacionais.

Dentro desse contexto, entender os colaboradores se tornou algo essencial para as organizações e fator primordial para o desenvolvimento de melhorias e, até mesmo, para o planejamento estratégico das empresas, que poderá conter ações para motivar os trabalhadores.

Sendo assim, a pesquisa de clima organizacional se tornou uma importante ferramenta, que precisa ser vista como uma aliada dos gerentes de recursos humanos nas empresas de pequeno, médio e grande porte.

Para que você saiba como desenvolver uma pesquisa de clima para a sua companhia, nós elaboramos um breve passo a passo. Siga a leitura e confira!

Identifique os objetivos da pesquisa

Para que a sua pesquisa obtenha resultados que possam servir como base para a tomada de decisões estratégicas, é importante que os objetivos do trabalho sejam claros e bem definidos.

Vale lembrar que os objetivos da pesquisa devem ser levantados pelos profissionais de recursos humanos, juntamente com a alta cúpula administrativa da organização. Em palavras simples, essa etapa visa a entender o que a empresa precisa saber de seus colaboradores.

Comunique os gestores sobre a realização da pesquisa

Na segunda etapa da realização da pesquisa de clima organizacional, deve-se comunicar os gestores ou líderes de setor sobre o trabalho que será realizado. Uma ideia interessante é também apresentar as questões que serão levantadas na pesquisa e perguntar as lideranças se elas têm alguma sugestão a ser implantada no projeto.

Informe a todos os colaboradores sobre o projeto

Após os gestores terem sido comunicados, é a hora de comunicar a todos os colaboradores da empresa sobre a realização da pesquisa. Para isso, podem ser utilizados os diversos canais de comunicação interna da empresa, como a fixação de cartazes em murais, nos comunicados via intranet ou nos informativos impressos da empresa, entre outras mídias internas que podem ser utilizadas, sempre deixando claro aos funcionários os objetivos e a importância da pesquisa de clima organizacional.

Garanta o sigilo nos questionários da pesquisa

Ao comunicar os colaboradores sobre a realização da pesquisa, deve-se deixar claro o total sigilo nos questionários da pesquisa. Isso porque algumas pessoas poderão se sentir receosas ao tecer críticas, por exemplo. Portanto, deve-se sempre salientar que os questionários são totalmente anônimos e sigilosos.

Defina métricas e indicadores

Diversos indicadores podem ser levantados em uma pesquisa de clima organizacional. A estrutura física da empresa, a comunicação entre setores, a prospecção de carreira, a competência dos gestores, entre outros temas podem se converter em métricas para gerar melhorias futuras.

Aplique a pesquisa de forma adequada

A pesquisa deve ser aplicada em um local com estrutura adequada e que garanta o sigilo das informações. É possível imprimir questionários que podem ser preenchidos e colocados em uma urna ou, então, utilizar ferramentas tecnológicas para que os colaboradores respondam os questionários de forma on-line, no sistema de intranet da empresa.

Faça a apuração dos dados

Ao final da pesquisa, quando todos os colaboradores já tiverem entregue os questionários, deve-se apurar os resultados. É recomendado uma reunião entre RH e direção da empresa, para que todos os aspectos sejam debatidos.

Divulgue os resultados aos colaboradores

A etapa final da pesquisa de clima é a divulgação dos resultados aos colaboradores. Para isso, também podem ser utilizadas as mídias internas e reuniões estratégicas. Além dos dados levantados, a empresa também deve se posicionar quanto às demandas levantadas, propondo melhorias, por exemplo.

Seguindo esses passos, ficará mais fácil e prático fazer uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco! Será uma satisfação atendê-lo.

Leave a comment

Nossos clientes

Galeria do Flickr

+ Fotos

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!