E-NPS: monitore e aumente a satisfação do seus funcionários

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A satisfação dos funcionários deve ser uma preocupação primária, afinal, são eles que dão vida ao negócio e permitem que as metas e os objetivos sejam alcançados. Colaboradores felizes também trabalham com mais comprometimento, motivação e alinhamento.

Por essa razão, é preciso saber como monitorar o nível de satisfação, além de conhecer algumas dicas para otimizar o resultado final. Nesse sentido, o E-NPS ganha um importante destaque, isto é, pode ser considerado como um dos indicadores mais eficazes e simples de usar.

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Com ele, será possível entender como monitorar a satisfação dos funcionários, bem como estratégias para otimizá-la. Confira!

O que é E-NPS (Employer Net Promoter Score)

O E-NPS é uma variação do NPS (Net Promoter Score), um dos indicadores mais utilizados no mundo para medir a satisfação dos clientes finais. Já o E-NPS é usado para avaliar a satisfação dos clientes internos, isto é, dos funcionários da empresa.

Em tradução livre, é possível dizer que Employer Net Promoter Score significa “pontuação líquida de promotores’’. Ele ajuda a definir os profissionais que são promotores, ou melhor, que estão realmente felizes e vestem a “camisa” do empreendimento.

Como pesquisar o E-NPS na prática

Como dito, uns dos principais motivos para ser uma ferramenta tão utilizada são sua praticidade e eficiência. Diferente dos formulários tradicionais, que são longos, o E-NPS se concentra em apenas três perguntas aos colaboradores.

As questões devem ser respondidas com notas de 0 a 10, sendo 0 o menor e pior valor. Elas podem ser feitas de forma impressa ou com a ajuda de uma plataforma especializada, não há problema. Conheça, agora, as perguntas definitivas:

  1. o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar?

  2. o quanto indicaria seu superior imediato como um bom líder?

  3. qual a probabilidade de indicar nossos produtos/serviços para um amigo ou familiar?

A primeira pergunta foca no ambiente geral; a segunda, na liderança; e a terceira, na qualidade do portfólio de produtos/serviços da empresa. É possível usar apenas uma ou as três perguntas, de acordo com o que julgar mais conveniente.

Como identificar a zona de satisfação da empresa

Após obter o máximo de feedback, é o momento de usar os dados obtidos para identificar o nível interno de satisfação. Para tanto, deve-se segmentar os profissionais em três classes:

  • funcionários detratores (notas 0 a 6): não estão felizes com a empresa;

  • funcionários neutros (notas 7 a 8): consideram a empresa comum;

  • funcionários promotores (notas 9 a 10): são satisfeitos e fiéis à companhia.

Para identificar a pontuação total de E-NPS, basta usar a seguinte fórmula:

E-NPS (pontos) = % promotores – % promotores

No final, é possível classificar a empresa em quatro principais zonas: a crítica (-100 a 0 pontos), a de aperfeiçoamento (1 a 50 pontos), a de qualidade (51 a 70 pontos) e a de perfeição (71 a 100 pontos). O ideal é, claro, estar o mais próximo possível da zona de perfeição.

Como aumentar a satisfação dos funcionários

Como dito no início do artigo, a satisfação deve ser uma preocupação primária. Por isso, é importante que a empresa detenha investimentos contínuos no assunto, especialmente se estiver na zona crítica ou de aperfeiçoamento. Veja, agora, algumas práticas:

Ofereça qualidade de vida no trabalho

Os profissionais passam diversas horas por dia na empresa, então, nada mais justo do que oferecer qualidade de vida. É preciso que haja um esforço para transformar a companhia em um segundo lar, onde os trabalhadores sintam prazer em estar.

Para tanto, inclua pequenas pausas no expediente para alongamento, incentive a prática de exercícios físicos e ofereça uma alimentação mais adequada para aqueles que almoçam na empresa. Com pequenas mudanças, é possível alcançar ótimos resultados.

Facilite a comunicação interna

A falta de comunicação faz com que erros e problemas surjam diariamente e isso afeta o clima de trabalho e as relações interpessoais. Quando há comunicação, por outro lado, cria-se uma percepção de transparência e credibilidade.

O primeiro passo para a melhoria do diálogo é a implementação de novos canais, como murais de recados, aplicativos mobile ou TVs corporativas. Também é importante estimular os líderes a comprometerem-se com o assunto, incluindo o CEO da empresa.

Reconheça e recompense os resultados

É preciso reconhecer o que os profissionais fazem de bom pela empresa, assim como criar políticas claras de recompensa. Desse modo, será possível desenvolver um forte senso de meritocracia, de modo que cada um seja recompensado por suas conquistas.

Além das recompensas financeiras, tradicionalmente usadas, há outras mais inovadoras e que custam pouco para o empreendimento. Como exemplo, é possível destacar: dia de folga remunerada, viagem de incentivo e almoço com acompanhante.

Possibilite o crescimento profissional

A perspectiva de crescimento do profissional certamente influencia em sua satisfação, especialmente no caso da geração Y. Por essa razão, é importante definir um plano de cargos e salários que deixe claro as posições que podem ser conquistadas na empresa.

Um bom plano leva em consideração dois principais fatores: o tempo do colaborador dentro da empresa e os resultados entregues nesse período. No final, além de aumentar a satisfação, será possível reter e engajar os talentos na busca por grandes resultados.

Aprenda a receber mais feedback

O feedback é um dos fatores mais importantes para a aprendizagem organizacional. Infelizmente, muitas gestores ainda veem o assunto com certa desconfiança e preferem até deixa-lo em segundo plano. Contudo, é preciso aprender a receber um retorno dos funcionários.

Busque entender a opinião dos trabalhadores sobre assuntos importantes, como a postura dos líderes de equipe e a complexidade das atuais metas de trabalho. Use as informações obtidas como base para o crescimento e a melhoria contínua. Lembre-se de que os funcionários são os clientes internos e eles conhecem a empresa como poucas pessoas.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Use o E-NPS para mensurar a satisfação dos profissionais, avaliando se a empresa está ou não em uma zona adequada. Depois, use as dicas aqui citadas para melhorar os resultados, aumentando o grau interno de contentamento.

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