Cultura organizacional: você realmente entende a importância?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

É grande a importância da cultura organizacional no mundo dos negócios. Por isso, o assunto é cada vez mais debatido por especialistas. De modo direto, ela representa o DNA da companhia, seus valores, crenças e hábitos abraçados por cada colaborador.

O assunto é tão importante que Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, certa vez disso que “a cultura devora a estratégia no café da manhã”.

Não por acaso, algumas das maiores companhias do mundo investem efetivamente no assunto — caso de organizações como Ambev e Toyota, as quais serão estudadas adiante.

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para  você entender de vez a importância da cultura organizacional. Boa leitura!

Empresas exponenciais e suas culturas bem definidas

É possível falar de empresas nacionais e internacionais que investem tanto na formulação da sua cultura quanto no planejamento e execução de suas estratégias. Alguns exemplos são:

  1. Toyota: possui uma cultura focada na qualidade. Baseia-se na ideia de melhoria contínua, respeito pelas pessoas e trabalho em equipe.

  2. Ambev: a gigante nacional possui seu foco na alta produtividade. Estimula seus funcionários a pensarem como donos e assumirem resultados pessoalmente.

  3. Pixar Animation: a produtora de desenhos animados tem foco na criatividade e inovação, matérias-primas para o seu sucesso.

  4. Amazon: possui sua cultura voltada para a completa satisfação dos clientes. Sua missão é “ser a empresa mais centrada no cliente da terra”.

A importância da cultura organizacional

No livro “o que (realmente) funciona”, escrito por William Joyce, mostrou-se o resultado de uma pesquisa que monitorou por mais de 10 anos 160 companhias. Destas, 40 companhias foram considera de sucesso e possuíam uma coisa em comum: sua cultura.

Veja agora os principais benefícios:

  1. Foco de atuação: todos os colaboradores entendem com clareza o que a empresa espera  qualidade, inovação etc.  e empenham-se ao máximo para alcançar isso. Dessa forma, é possível eliminar uma série de trabalho desnecessário.

  2. Aumento da produtividade: os processos diários são realizados com mais entusiasmo e os colaboradores incorporam hábitos de forma alinhada aos valores da empresa. Assim, cada profissional começa a atuar de forma mais eficiente e eficaz.

  3. Diferenciação no mercado: a cultura é um ecossistema único, repleto de crenças e valores que só existem naquele lugar. Isso contribui para criar uma identidade singular para a organização.

Como desenvolver a cultura organizacional

A cultura começa a ser delineada ainda nos primeiros estágios do empreendimento, nas reuniões entre seus idealizadores. Mas ela pode (e deve) ser moldada de forma eficiente. Confira algumas dicas para que isso seja feito:

  1. Defina a missão, visão e valores: essa declaração é muito forte e contribui para que os profissionais entendam melhor o lugar onde trabalham;

  2. Melhore a comunicação interna: o diálogo tem um importante papel. Quando não é planejado, abre espaço para conversas paralelas, o que prejudica o clima organizacional e as relações interpessoais.

  3. Recompense pelos resultados: gratifique os membros da equipe quando fizerem o que é importante para a empresa  atender com qualidade, produzir muito, inovar etc.

  4. Mantenha os profissionais treinados: garanta que os colaboradores estejam treinados em conformidade com a cultura.

E essas são as principais dicas. Então, não deixe de aplicá-las e obter grandes resultados, garantindo que seus funcionários e equipes estejam alinhados ao DNA da companhia.

Gostou do nosso conteúdo? Compreendeu a importância da cultura organizacional? Agora aproveite continuar aprendendo, curta nossa página no Facebook e fique continuamente por dentro das nossas novidades. Vamos lá!

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!