Como tornar o RH da minha empresa mais estratégico?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

O mundo munda constantemente. Hoje, as novas tecnologias e processos transformam a forma como as pessoas pensam, agem e reagem dentro da empresa. Nesse contexto, é preciso saber como tornar o RH estratégico, ainda mais capaz de obter conquistas fora da curva.

Entre as muitas atribuições desse departamento, é possível dizer que a principal é alcançar resultados reais por meio de pessoas motivadas, alinhadas e comprometidas. Para isso, é preciso foco, poder de atuação e apoio da liderança da companhia.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Nele, vamos falar sobre como tornar o RH estratégico em sua empresa, levando em consideração as atuais mudanças. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Atue com base em indicadores-chave de desempenho

A ação estratégica demanda informações reais nas quais se apoiar. Sem isso, as decisões seriam apenas “chutes” que podem ou não dar certo.

Por isso, é importante conhecer e acompanhar alguns indicadores-chave de desempenho. Veja agora os principais:

  • rotatividade dos colaboradores;

  • absenteísmo;

  • clima organizacional;

  • Retorno Obtido em Investimentos (treinamentos, aquisição de softwares);

  • satisfação dos funcionários;

  • retrabalho.

Esses são importantes, mas ainda existem muitos outros que podem ser acompanhados. Defina 4 ou 5 que mais se adequem a seu empreendimento e acompanhe-os com periodicidade.

Utilize-os como base para importantes decisões. Isso é estratégia baseada em dados.

Alinhe os objetivos da empresa ao departamento

É importante que o RH esteja alinhado ao objetivo da companhia. Assim, é possível alcançar os resultados esperados.

Para isso, é importante traçar pequenas metas que indiquem a direção a ser seguida. Elas devem funcionar como um passo a passo.

Atualmente, é muito utilizado o conceito de OKRs (Objectives and Key Results). Em resumo, consiste na definição de pequenos resultados (metas) que devem ser alcançados para atingir o objetivo maior da empresa. Veja um exemplo:

Objetivo: ser uma empresa referência no mercado (objetivo da companhia).

  • KR 1: aumentar a retenção de funcionários em 20%;

  • KR 2: otimizar a satisfação interna em 40%;

  • KR3: reduzir o absenteísmo em 5%.

Defina entre 4 e 5 OKRs para alcançar e analisar. Elas devem estar alinhadas à objetivos maiores e mais ambiciosos. Acompanhe o desenvolvimento dos resultados periodicamente e compartilhe isso com a equipe.

Conduza os líderes ao alto desempenho

O RH, sozinho, dificilmente consegue promover profundas mudanças na empresa. Aliás, nenhum departamento isoladamente consegue.

O motivo é simples: uma organização é uma complexa máquina interdependente. Então, é preciso contar com o apoio da liderança.

Faça com que os líderes percebam a importância dos seus papéis para otimizar o desempenho das equipes. Sem líderes de alta performance, é impossível ter equipes de alta performance.

Então estimule-os a colocar a “mão na massa”, ser o exemplo que desejam ver e comunicar-se com efetividade com seus subordinados.

Automatize os processos necessários

É cada vez maior o número de tecnologias aplicadas ao departamento de RH. Com elas, é possível automatizar grande parte dos processos, tornando-os mais ágeis, seguros e eficazes. O gestor de RH também é beneficiado, pois ganha tempo para focar nos assuntos estratégicos.

Entre as principais tecnologias, destacam-se sistemas de desdobramento de metas, avaliação de perfil comportamental, gestão de tarefas, recrutamento de candidatos, triagem inicial de currículos e pesquisa online com colaboradores. Reflita sobre qual deles se adéqua ao setor, levando em consideração o perfil dos funcionários, a cultura da empresa e o orçamento disponível.

Veja, essas são dicas importantes para otimizar os resultados do RH e, consequentemente, da empresa em geral.

Ao aplicá-las, você conseguirá atuar com foco mais claro, ter mais tempo para fazer o que precisa e apoio de toda a liderança.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para tornar o RH estratégico? Aproveite para compartilhar suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe o seu comentário!

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!