Como gerenciar os resultados da pesquisa de clima organizacional?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

O clima organizacional é um dos elementos mais importantes para a adequada gestão do capital humano, por isso, é fundamental ter pesquisas atualizadas. A questão é: como gerenciar os resultados da pesquisa de clima organizacional?

É preciso analisar e identificar os indicadores mais importantes, objetivando usá-los como base sistêmica para mudanças na gestão. Assim, é possível construir um RH muito mais estratégico e eficaz, beneficiando toda a empresa.

Pensando nisso, criamos um artigo para você. Nele, será possível entender como gerenciar os resultados da pesquisa de clima organizacional. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!

Alinhe os pontos fortes e fracos às necessidades do negócio

Ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, é possível identificar diversos pontos fortes e fracos relacionados à gestão de pessoas e que podem influenciar no sucesso do empreendimento de um modo geral.

Aliás, de acordo com uma matéria da Harvard Business, empresas que investem efetivamente em RH apresentam um desempenho 51% superior ao da concorrência.

Por essa razão, é indispensável interpretar os resultados e usá-los para a melhoria interna. Avalie os pontos fortes e veja como é possível utilizá-los ainda mais, garantindo que gerem novos resultados para o estabelecimento.

Os pontos fracos devem ser neutralizados, corrigidos ou eliminados. Se o ponto fraco for a falta de comunicação, por exemplo, é importante implementar canais que facilitem o diálogo, corrigindo, então, a fraqueza.

Avalie como os indicadores afetam a lucratividade da empresa

Após a pesquisa de clima organizacional, é provável que você tenha uma série de indicadores que demonstrem a eficiência das práticas de RH. Muitos deles estão diretamente relacionados à lucratividade do negócio, então, é preciso analisá-los.

Um dos principais é o turnover, indicador que mede a rotatividade de pessoal. O excesso de saída de talentos promove muitos gastos com rescisões, multas e até investimentos em novas contratações. Por isso, interfere na lucratividade.

O mesmo acontece quando há um elevado absenteísmo. A ausência dos talentos afeta a produtividade diária, aumentando também o número de erros e conflitos interpessoais.

Existem muitos outros indicadores que precisam ser considerados, assim, é possível agir corretivamente e garantir uma maior margem de lucro nas operações. Além disso, é possível ter uma visão sistêmica da gestão de pessoas.

Compartilhe os resultados com o restante da equipe

Por fim, é interessante compartilhar os resultados obtidos com o restante da equipe, mostrando que há transparência no trabalho. Mostre onde estão — status quo — e aonde devem chegar no futuro, definindo metas desafiadoras.

O modelo de gestão à vista é muito usado para compartilhar os resultados. Ele consiste, basicamente, em colocar painéis com os indicadores em um ou mais pontos estratégicos da empresa, que sejam comuns aos colaboradores. Dessa forma, todos podem ter acesso às informações.

Essa transparência com o time, certamente, será convertida em comprometimento e motivação. Logo, todos sairão em busca de melhores resultados.

Como se pode ver, é relativamente simples gerenciar os resultados da pesquisa de clima organizacional. Após a aplicação das melhorias, é necessário continuar acompanhando os indicadores de RH, identificando as novas necessidades que surgirão e que precisarão ser sanadas para subsidiar o crescimento da empresa.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo e entenda como a Metodologia OKR pode ajudar a implementar metas em seu negócio. Vamos lá!

Leave a comment

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!