Como escolher os indicadores de RH que realmente importam para a empresa?

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É importante escolher os indicadores de RH que serão acompanhados pela empresa. Afinal, eles auxiliarão na formação de estratégias, priorização de investimentos e na tomada de importantes decisões, como promover, demitir ou treinar um profissional.

A realidade é que existem muitos indicadores, que vão desde a mensuração da produtividade da equipe até a satisfação com o ambiente corporativo. A escolha do ideal pode levar em consideração variáveis como: relevância, acessibilidade e veracidade das informações.

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Hoje, vamos ajudar a escolher os indicadores de RH que realmente importam para a sua empresa. Confira!

Nível de engajamento do colaborador

A satisfação dos colaboradores é um indicador que sozinho não diz tudo, e muitas das vezes não mostra o real impacto no dia a dia dos colaboradores. O engajamento, mensurado pelo employee net promoter score (E-NPS) mostra o quanto seus colaboradores estão comprometidos com o seu trabalho e empresa. A metodologia é aplicada no mundo inteiro, baseada em uma pergunta central :

Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria o seu atual local de trabalho para um amigo ou parente?

Com as respostas em mãos, é possível classificar os profissionais como:

  • detratores (notas 0 a 6): insatisfeitos e sem engajamento com a companhia;

  • neutros (notas 7 a 8): indiferentes;

  • promotores (notas 9 a 10): satisfeitos e engajados com a empresa.

Para chegar ao indicador E-NPS, o cálculo é o mesmo que do NPS para os consumidores: % de promotores – % de detratores. Com esse número, é possível realizar benchmarking com diversas empresas no mundo, uma vez que a metodologia é unificada. 

Taxa de evasão de funcionários

Também conhecida como turnover, seu objetivo é identificar o percentual de profissionais que deixaram a empesa em determinado período. Um elevado percentual representa fraqueza na retenção, bem como um clima de trabalho desajustado. Confira a fórmula:

Turnover (em %) = colaboradores que deixaram a empresa / número total de colaboradores no mesmo período x 100

É indicado que o cálculo seja feito com uma base de 12 meses consecutivos. Assim, é possível ter uma informação mais específica. O percentual ideal varia de acordo com cada empresa. Por isso, é preciso levar em consideração a política de retenção abraçada.

Retorno Sobre Investimentos

Esse indicador, abreviado como ROI, é usado para identificar o retorno financeiro obtido em determinado investimento (como o treinamento da equipe, consultoria ou aquisição de softwares). Assim, é possível saber o que realmente tem dado certo. Veja:

ROI (em %) = (retorno financeiro – investimento aplicado) / investimento aplicado x 100

Imagine que investiu R$10 mil em uma consultoria em RH. Logo após, identificou um retorno financeiro positivo no valor de R$50 mil. Ao aplicar o indicador, é possível afirma que o retorno foi de 400% do valor investido, ou melhor, foi um excelente investimento.

Taxa de absenteísmo

Outro importante indicador para o RH, que deve ser acompanhado por qualquer empresa, é a taxa de absenteísmo. Ela se refere ao percentual de horas que os profissionais se ausentam da companhia, pelos mais diversos motivos. Veja, agora, como calcular:

Absenteísmo (em %)= total de horas não trabalhadas / horas efetivamente trabalhadas x 100

Esses são os principais indicadores de RH, então acompanhe-os de forma periódica. Se for definir outros, certifique-se de que geram informações estratégicas para a empresa!

Gostou do nosso conteúdo? Pronto para escolher os indicadores de RH que realmente importam para a sua empresa? Agora, deixe seu comentário em nosso post. Conte-nos suas experiências, sugestões ou dúvidas sobre o assunto. Vamos lá!

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