Como adotar uma Gestão de Pessoas baseada na análise de dados?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

O RH é o coração de uma empresa. E como todo coração, é onde ocorre boa parte dos infartos! Administrar as pessoas da empresa, garantir uma boa retenção de talentos e encontrar os incentivos certos para as equipes são tarefas que dão bastante dor de cabeça. Uma solução para esses problemas tem sido adotar a gestão de pessoas baseada na análise de dados.

Também chamada de People Analytics, trata-se do uso de estatísticas e dados para fazer estimativas com relação ao desempenho da sua equipe. Dessa forma, o time de Recursos Humanos saberá melhor o que fazer. Mas fica a questão: como aplicar essa forma de gestão? Bem, para te ajudar a começar, trouxemos aqui 4 passos simples que você pode seguir. Confira!

1. Invista em ferramentas de Big Data

Uma gestão de pessoas baseada na análise de dados exige dados! Por isso, o melhor lugar para começar é uma ferramenta de Big Data. Basicamente, ela é um recurso que coleta e organiza informações de múltiplas fontes automaticamente. Dessa forma, você terá um banco de dados amplo, detalhado e bem arrumado.

Pode parecer um pouco caro ter que fazer esse investimento. Mas se a escolha for feita com cuidado, você terá um retorno consideravelmente alto. A automação da coleta de dados diminui a margem de erro e facilita muito o trabalho de análise.

2. Coloque as prioridades em primeiro lugar

É bem provável que mais de um setor possa aproveitar a gestão de pessoas baseada na análise de dados. Mas, como dinheiro ainda não dá em árvores, talvez você só possa investir o suficiente em um setor de cada vez. Nessas horas, é bom ter suas prioridades em mente.

Sua empresa está com problemas no desempenho da equipe de vendas? Então, é por lá que você deve começar. Não tente fazer tudo de uma vez, afinal, você corre o risco de ter um grande rombo no seu orçamento e não saber como fechá-lo.

3. Discuta a implementação com sua equipe

Lembra-se como as máquinas mudaram a dinâmica de trabalho nas fábricas para os operários? Bem, algo similar pode acontecer na sua empresa quando você adota uma nova ferramenta automática. Sempre haverá pessoas sendo afetadas positiva e negativamente.

Para evitar que as mudanças prejudiquem os resultados da sua equipe, o melhor que você pode fazer é conversar com todos. Afinal, eles sabem por quais dificuldades passam e você deve mostrar como esse novo sistema de gestão pode melhorar as coisas para todo mundo.

4. Ponha os dados para trabalhar regularmente!

Você tem informação? É hora de usar! Não adianta coletar dados, analisá-los e não fazer nada com eles. Você precisa transformá-los em um plano de ação, uma estratégia, uma mudança de atitude, qualquer coisa, desde que beneficie sua equipe no fim das contas, é claro. Uma reunião mensal para discutir resultados pode ser uma boa oportunidade para colocar isso em prática.

Agora que você entende melhor como aplicar uma gestão de pessoas baseada na análise de dados, pode investir nessa nova solução. Quer continuar acompanhando nossas novidades e dicas? Então, receba nossos melhores conteúdos em primeira mão, assinando a nossa newsletter!

Nossos clientes

Galeria do Flickr

+ Fotos

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!