Como a análise de dados pode mudar a forma como você recruta seus talentos?

Written by admin.enquet on . Posted in blog

Ter mais um ou dois colaboradores talentosos na sua equipe é sempre vantajoso. Eles rendem mais do que a média, costumam trazer novos olhares para problemas antigos e contribuem para o clima organizacional. O difícil mesmo é filtrá-los diante dos demais candidatos. Para isso, existe a análise de dados para recrutamento e seleção.

Pode parecer que você já adota esse método apenas por ler vários currículos antes de escolher o melhor. Mas este conceito vai muito além: é necessário pegar informação de outros locais e correlacioná-los. Um trabalho árduo, mas que gera excelentes resultados.

Ainda não está convencido? Então veja aqui como a análise de dados para recrutamento e seleção pode ajudar na busca por talentos:

1. Maior segmentação de informações

Um dos problemas que você irá encontrar ao analisar dados e indicadores de RH é, ironicamente, a quantidade de dados. É verdade que o melhor é ter tanta informação quanto possível, mas nem tudo que você descobre é realmente relevante para sua análise. Os dados tendem a se misturar e poluir sua visão, o que dificulta qualquer avaliação.

Um sistema de análise pode te ajudar a separar estas informações em critérios, permitindo que você resgate informações mais úteis. Para o processo de seleção, isso pode ser a diferença entre encontrar o perfil ideal para uma determinada área ou ter um novo colaborador deslocado em relação aos seus colegas, por exemplo.

2. Fortalecimento ao longo do tempo

Sistemas de dados crescem enquanto são alimentados. Se você tem um banco de informações de 10 anos e que foi bem gerido, ele será muito mais útil do que um mais novo. Isso quer dizer que, investindo nessa solução agora, você está acumulando dados para futuras pesquisas.

Estas informações são muitos úteis na análise de dados para recrutamento, seleção e formação de equipes. Se você já sabe quais padrões de contratação deram certo no passado e por quais motivos, pode inferir com mais certeza quais critérios são mais relevantes agora.

3. Facilitando estudos preditivos

Mais dados levam a melhor entendimento. E, geralmente, melhor entendimento leva a melhores previsões. Esse é, basicamente, a essência de todo esse esquema. Além de saber o que você precisa agora, você pode projetar quais serão as necessidades da empresa em termos de recursos humanos. Aproveitando esse tempo extra, você pode se preparar para qualquer turbulência, consolidando uma equipe mais forte.

4. Aquisição interna de talentos

Por fim, mas não menos importante, uma boa análise de dados para recrutamento e seleção não olha apenas para fora da empresa, mas também para dentro. Há muitos colaboradores que precisam apenas de uma oportunidade para crescerem em suas carreiras .E se você já tem alguém capaz na sua equipe, por que fazer mais um processo de seleção externa?

Para que isso aconteça, você precisa ficar de olho nos indicadores de desempenho da sua equipe. É mais fácil observar cada colaborador em seu dia a dia, vendo como seu trabalho se desenrola na prática. Com um pouco de atenção, você pode encontrar mais alguns perfis de liderança ou especialistas em certas áreas que nem imagina ter!

Agora você já entende as vantagens da análise de dados para recrutamento e seleção. Quer tirar mais alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário com sua pergunta!

Nossos clientes

Galeria do Flickr

+ Fotos

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!