4 maneiras de entender o comportamento do cliente com Netnografia

Written by Artur Mendes on . Posted in blog

Saiba como ir além dos dados quantitativos nas redes sociais. Analise também qualitativamente com a Netnografia.

Veja abaixo como a Netnografia pode dar os insights que você precisa para conhecer o comportamento do cliente online:

 

1- Direcionamento de Marketing de Conteúdo

Criar a identidade da marca é mais fácil do que saber se essa é a imagem que ela tem. Muitas vezes, testamos essa imagem com campanhas A/B, entendendo o comportamento do cliente com cada conteúdo, mensurando pelo engajamento e resultado gerado. É a metodologia da tentativa e erro. Mas será que você está atingindo todo potencial?

A Netnografia permite você entender as diversas comunidades existentes que vão além das pessoas que curtem a sua página ou do seu concorrente, podendo conhecer o tipo de conteúdo que seu potencial cliente está interessado e alcançar resultados sem precedentes.

2- Antecipação de Tendências

Monitorar as redes sociais com ferramentas como Scup te dá uma visão limitada do que está acontecendo. Elas te proporcionam um monitoramento baseado em palavras chave em perfis abertos ou de pessoas que ‘tagearam’ a sua marca, o que é muito limitado.

Como saber o estilo de vida das pessoas? O que está acontecendo no modo delas viverem? Comportamento do cliente nas comunidades online? Como é a interação dos potenciais clientes com outras marcas? São respostas assim, que a metodologia de observação antropológica na internet, ou Netnografia, pode trazer para você.

 

netnografia

3- Identificação de segmentos, nichos e influenciadores

Um dos relatórios da Netnografia é o Mapa de Influenciadores, que identifica não só a quantidade de conexões de cada pessoa, mas a relevância e o papel de cada uma. Enquanto as métricas de engajamento são claras, a influência e como cada post de cada pessoa repercute é diferente.

Qual é o perfil das pessoas que engajaram? São clientes potenciais? São influenciadores potenciais? O que significam todos esses dados? Quem são as pessoas chave para conseguir viralizar o conteúdo? Como é o comportamento do cliente mediante aos influenciadores? Essas informações você pode ter em um relatório de Netnografia.

4- Monitoramento e Prevenção de Crises

Assim como foi citado anteriormente, ferramentas tradicionais se limitam a palavras chave e tags. Mas e todos os outros assuntos estratégicos para você, que são discutidos em grupos ou perfis fechados? A Netnografia pode trazer isso para você.

Muito das crises que se organizam online podem ser prevenidas com uma boa estratégia e direcionamento de conteúdo. Com o monitoramento e análise, se entende a razão pela qual estão discutindo tal assunto e quem são os principais influenciadores, podendo fazer com que uma crise acabe antes mesmo de começar.

Gostou? Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo:

Tags:

Nossos clientes

  • Logo Faculdade de Direito de Vitória Espírito Santo Brasil

  • download

Galeria do Flickr

+ Fotos

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos online.

Seja um Entrevistador!

Se você sabe lidar com pessoas, tem disponibilidade para viajar, ensino médio completo e gosta de trabalhar em equipe, preencha nosso cadastro. A Enquet oferece remuneração de acordo com a produtividade, alimentação diária e transporte. Clique aqui e faça seu cadastro!