Entenda o que é Employer Branding e qual a sua importância para uma empresa

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Atualmente, sabe-se que o diferencial de uma empresa não está simplesmente em sua estratégia ou na tecnologia que utiliza. Afinal, essas coisas podem ser copiadas. O verdadeiro sucesso depende das pessoas que compõem o quadro de colaboradores, ou melhor, de gente.

Por essa razão, assuntos como atração e retenção de talentos ganham grande relevância. Nesse sentido, uma estratégia cada vez mais usada é a de Employer Branding. Continue a leitura e fique por dentro!

O conceito de Employer Branding

Employer Branding é um braço do marketing que objetiva atrair e reter talentos na empresa. Organizações que usam essa estratégia se transformam em um grande ímã, capaz de atrair os profissionais mais qualificados do mercado.

O nome vem do inglês e, em tradução livre, significa “marca do empregador”. Então, também é possível defini-la como uma marca com foco no mercado de trabalho, buscando destacar a empresa em relação às demais.

A importância da estratégia para as empresas

Há diversos benefícios em investir no assunto. O primeiro, claro, é a atração de talentos para a empresa. É importante lembrar que só assim é possível construir times de alto desempenho, bem como destacar o negócio em relação às suas concorrentes mercadológicas.

A retenção de talentos também pode ser observada. Hoje, muitas empresas perdem bastante dinheiro com processos rescisórios, já que a demissão de um colaborador pode custar quase um ano de trabalho.

Outro ponto importante é a redução de custos com a contratação de pessoas. Com a marca empregadora, os próprios candidatos vão até a empresa. Segundo pesquisa, ao fazer esse investimento é possível reduzir em até 50% os gastos.

Os primeiros passos para investir na estratégia

Defina um propósito grande e inspirador

De acordo com a PwC, empresas que têm um verdadeiro propósito são 5,3 vezes mais eficazes em reter talentos da geração Y. Isso também influencia na atração.

Então, defina um propósito grande e inspirador, algo que vá além de interesses financeiros. Um exemplo é o propósito da Tesla Motores: “Acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.”

Invista em benefícios inovadores

Benefícios tradicionais — como plano de saúde e seguro de vida — são impotentes e transmitem uma perspectiva de segurança. Todavia, há de se considerar o uso de benefícios mais inovadores, como o uso não obrigatório de uniforme, o vale-cultura, o horário flexível e o happy hour após o expediente de trabalho.

Promova a melhoria do ambiente de trabalho

O local de trabalho é um segundo lar, onde os profissionais passam grande parte do seu dia. Então, é preciso torná-lo mais agradável e motivador. Segundo pesquisa, empresas que investem na qualidade de vida dos profissionais são, em média, 76% mais atraentes para talentos.

Para tal fim, invista na implementação de novos canais de comunicação, incentive pausas para alongamento no expediente de trabalho e ofereça um local para descanso. Essas e outras dicas podem ser usadas. Para escolher a melhor, faça uma pesquisa com os atuais funcionários.

O exemplo de empresas que obtiveram sucesso

Dentre diversas companhias que investem nessa estratégia, uma que se destaca bastante é a Netshoes, hoje considerada uma das 25 empresas dos sonhos para se trabalhar no Brasil, de acordo com o LinkedIn. O sucesso é resultado de um pensamento centrado nos funcionários.

Como estratégia, a Netshoes faz questão que os seus colaboradores conheçam a cultura da empresa, bem como os valores centrais. Certa vez, a gigante transformou uma garagem na réplica do primeiro escritório e levou os seus colaboradores para conhecê-lo.

Outro exemplo é o do Nubank. Com um food truck na porta e mesas de pebolim, a empresa se destaca no mercado. A diversidade é outro diferencial: nela trabalham biólogos, matemáticos, jornalistas, físicos e até músicos.

Para finalizar, é possível falar na AmBev. Com o seu apelo a causas sociais, forte investimento na comunicação, com talentos e cultura centrada na meritocracia, a companhia é uma das mais atraentes do mercado. Uma prova disso é o seu programa de trainee, mais concorrido que vestibular de medicina e concurso para juiz federal.

Gostou deste conteúdo sobre Employer Branding? Aproveite para descobrir como a análise de dados pode mudar a forma como você recruta os seus talentos

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